Home - Contacto - Mechane on tour - Máquinas - Dioramas
Há mais de 3 milhões de anos que os antepassados do Homem começaram a manifestar tendência para modificar objetos encontrados na natureza, tais como seixos, ossos, pedaços de madeira, fibras vegetais e outros, tornando-os úteis à realização das suas tarefas. Os objetos assim modificados constituíram as primeiras ferramentas, nas quais o Homem passou a ver o prolongamento do seu corpo, melhorando as suas próprias capacidades. Ainda hoje, passados milhões de anos podemos sentir a utilidade de ferramentas primárias quando utilizamos um saca-rolhas ou um quebra-nozes.
O domínio das fontes de energia – para além da proveniente da força muscular – e a construção de dispositivos cada vez mais complexos permitiu ao Homem inventar as máquinas. Na sociedade moderna, as máquinas ocupam um lugar de destaque, permitindo realizar um enorme conjunto de tarefas de transporte, sejam elas de transporte de massa, de transporte de energia ou de transporte de informação.
Do ponto de vista mecânico, dizemos que uma força realiza trabalho quando vence uma resistência ao longo de uma determinada distância. Trabalho mecânico envolve assim dois conceitos: força e movimento ao longo de um percurso.